CAFAP- Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental
O CAFAP – Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental é uma resposta social da Instutução “O Castelo de Sonhos” (Associação), desenvolvida através de um acordo de cooperação com o Instituto de Segurança Social, I.P., Centro Distrital de Faro, em 27 de Outubro de 2006 e regulamentada pela Portaria nº 139/2013 de 2 de Abril.
O que é?
O CAFAP é um serviço especializado de apoio às famílias com crianças/jovens, vocacionado para a prevenção e reparação de situações de risco psicossocial mediante o desenvolvimento de competências parentais, pessoais e sociais das famílias.
Modalidades de Intervenção
De acordo com as características das famílias, são aplicadas as seguintes modalidades de intervenção:
– Preservação familiar: onde a intervenção tem como objetivo a permanência da criança/jovem no seu ambiente familiar;
–
Reunificação familiar: prevê-se a reintegração da criança/jovem no seu meio familiar, aquando de situações de institucionalização ou em família de
acolhimento;
–
Ponto de encontro familiar: realiza-se aquando de situações de litígio,
separação/divórcio e/ou dificuldades graves de convivência familiar, onde se objetiva a manutenção ou o restabelecimento dos vínculos familiares.
Atividades
Intervenção familiar
A intervenção desenvolvida pelo CAFAP baseia-se na avaliação familiar, na situação de risco psicossocial das famílias e realiza-se através de projetos ou programas estruturados em função da situação particular de cada família. A intervenção privilegia uma abordagem sistémica, intensiva e dinâmica, que numa perspetiva de complementaridade tem em conta a proximidade, o caráter integrado e regular da intervenção, de forma a permitir uma visão global da estrutura e da dinâmica familiar.
Visitas supervisionadas
Encontros familiares realizados na presença dos técnicos do CAFAP, que consistem num espaço de reabilitação dos laços familiares, aquando de uma rutura e/ou institucionalização da criança/jovem.
Visitas parcialmente supervisionadas
Encontros familiares com o início e o fim supervisionados por técnicos do CAFAP, tendo como objetivo a autonomização das famílias.
Monitorização das trocas
Supervisão dos momentos de transição da criança ou jovem entre os dois espaços familiares, no sentido de minimizar a exposição à conflitualidade dos progenitores.
Programas de intervenção parental
Programas que atuam sobre os fatores de risco e proteção da família, baseando-se em sessões educativas sobre vários temas relevantes ao desenvolvimento harmonioso da dinâmica familiar. As sessões podem ser desenvolvidas em contexto individual ou grupal, nas instalações do CAFAP, em espaços da comunidade e/ou contexto domiciliário;
Intervenção psicológica
Consiste em estabelecer o equilíbrio emocional e promover capacidades para o desenvolvimento saudável da criança/jovem;
Mediação familiar
Consiste num espaço neutro e idóneo que visa o estabelecimento de um acordo que satisfaça ambas as partes, conducente a uma mínima intervenção judicial;
Encaminhamento/condições de admissão
As crianças/jovens podem ser referenciadas para uma intervenção do CAFAP, pelas comissões de proteção de crianças e jovens, pelo tribunal, por entidades públicas ou privadas do âmbito da segurança social, saúde, educação, justiça, por qualquer cidadão e ainda pela própria família.
O processo de admissão poderá ocorrer em qualquer altura do ano, desde que haja vaga, sendo que na inexistência da mesma, será mantida em lista de espera.
Ficha de Sinalização CAFAP Silves Descarregar
Contactos
Rua Cruz de Portugal, Edifício Artigos Corticeiros lote 1 Loja B
8300-135 Silves
Tlm: 961659966 e 961569968
Email: cafapsilves@gmail.com